Red Bull Bragantino e IPÊ plantam 500 árvores em Bragança Paulista

plantio RedBull2Representantes do Red Bull Bragantino e os técnicos do IPÊ entregaram e plantaram 500 mudas de árvores da Mata Atlântica, em Bragança Paulista, região de influência do Sistema Cantareira. A ação foi resultado do jogo no Twitter promovido pela equipe de futebol, que engajou torcedores e seguidores. A proposta foi realizar uma partida diferente: Red Bull Bragantino x Queimadas em Bragança Paulista.

O Massa Bruta simulou o tempo real de um jogo, no Twitter, contra as queimadas florestais nesta cidade que é uma das beneficiadas pelos projetos do IPÊ para o Sistema Cantareira. Porém, no lugar dos tradicionais lances da partida, os usuários receberam tweets informativos sobre a importância da conservação de toda a área do Sistema Cantareira, com recomendações sobre como evitar as queimadas e o desmatamento.

A cada 15 interações com os tweets – curtidas, RTs, comentários - um gol era marcado e 50 mudas garantidas. Como o engajamento foi grande, a vitória foi de goleada! 10 a 0, garantindo 500 novas árvores que foram plantadas hoje (12 de novembro) no sítio Napoleão, no Bairro da Serrinha, ao lado da Fazenda Serrinha.

As mudas foram adquiridas no viveiro-escola do IPÊ, que também cuidará da manutenção das novas árvores durante o período de um ano. O local escolhido para o plantio é estratégico para a conservação da água do Sistema Cantareira. Assim como vários locais, sofre com problemas de erosão e, por isso, o reflorestamento é importante. Ali, foram plantadas 20 diferentes espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, várias espécies pioneiras, de crescimento mais rápido.