Transmissão ao vivo - Diálogos da Conservação: Construindo parcerias para a Gestão de UCs

O IPÊ realiza no dia 17 de dezembro, às 15h, a Mesa-Redonda Diálogos da Conservação: Construindo parcerias para a Gestão de UCs. O evento terá transmissão ao vivo pelo link www.ipe.org.br/dialogosipe.

A mesa-redonda terá participação de Claudio Padua, vice-presidente do IPÊ, Angela Pellin e Fabiana Prado, coordenadoras de projetos do Instituto, que há cerca de 10 anos lideram projetos que têm como eixo a construção de parcerias para enfrentar desafios na gestão de Unidades de Conservação no Brasil.

Com o evento, o IPÊ convida os participantes a conhecerem mais de perto a realidade das Unidades de Conservação, seus desafios e oportunidades. É um momento também de o Instituto compartilhar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de parcerias, que se transformou em uma das expertises da instituição.

"Acreditamos muito nas parcerias entre setores como forma de criar inovação na conservação socioambiental. Temos conseguido resultados importantes para a gestão de UCs na Amazônia devido ao envolvimento de várias instituições para um mesmo propósito. A atuação em rede de empresas, governo e sociedade só fortalece o bioma e beneficia, especialmente, as comunidades locais, que podem participar ativamente desses processos", afirma Fabiana Prado, gerente de projetos e articulação institucional do IPÊ.

O fortalecimento das instituições que atuam em conjunto pelas Unidades de Conservação é parte importante para que os projetos possam ter resultados positivos. "Por exemplo, no projeto Motivação e Sucesso para a Gestão de UCs (MOSUC), conseguimos fazer com que organizações locais da Amazônia se capacitassem para atuarem junto a gestores do ICMBio, apoiando ações dentro das UCs. Isso foi fundamental e hoje, após a mais recente etapa do projeto finalizado, vemos que essas ONGs locais continuam a desenvolverem trabalhos nas UCs", afirma Angela Pellin, coordenadora do MOSUC.

Essas e outras reflexões serão debatidas na mesa-redonda que terá mediação do pesquisador Fernando Lima (IPÊ), criador do podcast Desabraçando Árvores. Durante o evento, será gravado mais um episódio do podcast, que pode ser acessado em diversas plataformas.