IPÊ realiza eventos no III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe

De 14 a 17 de outubro, o IPÊ participa do III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe, que será realizado em Lima (Peru), com uma série de apresentações e um evento paralelo. A presidente Suzana Padua e a pesquisadora Angela Pellin, participantes da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), compõem o comitê técnico do evento, avaliando trabalhos técnicos entre outras demandas na estruturação do congresso.

Sob o tema “Soluções para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável”, o evento é um espaço para a troca de experiências e debates sobre políticas públicas, a fim de promover áreas protegidas como soluções baseadas na natureza diante dos desafios da sociedade. O Congresso oferece a oportunidade para autoridades governamentais, organizações multilaterais, líderes de comunidades locais, tradicionais e indígenas, bem como do setor privado, apresentarem propostas que serão transferidas antes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que revisará as Metas de Aichi em 2020.

No congresso, o evento paralelo e demais apresentações do IPÊ vão tratar sobre as experiências do Instituto com os projetos MPB - Monitoramento Participativo da Biodiversidade, MOSUC - Motivação e Sucesso para Gestão de UCs e o LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, que desenham e implementam soluções integradas para os desafios das áreas protegidas e colaboram na sua implementação e efetividade.

Os três projetos atuam junto a 116 áreas protegidas, sendo 43 terras indígenas e 73 unidades de conservação. Entre seus resultados está a formação de 460 monitores de biodiversidade, atuação em rede junto a 74 instituições parceiras e 140 boas práticas de gestão em UCs sistematizadas. Confira a programação:

Evento paralelo - Vagas Limitadas 
INSCREVA-SE

16/10 - Terceiro Setor no Apoio à Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia no Brasil: perspectiva e oportunidades para os próximos 10 anos
(Vagas limitadas: inscreva-se)
Palestrantes: Claudio Padua e Fabiana Prado (IPÊ), Carlos Durigan (WCS), Karen Oliveira (TNC), Mariana Ferreira (WWF/Brasil e Coalizão Pró-UC) Horário: das 12h15 às 14h15
Atividade: Evento Paralelo
Local: Sala Naciones 3 – mesa 1 – Piso 8

Apresentações
Abertas ao público

 

15/10 – Monitoramento Colaborativo da Biodiversidade e a Aprendizagem Compartilhada: o Encontro de Saberes 
Apresentador: Marcos Ortiz
Atividade: Apresentação Oral
Horário: 14h25
Local: Salão Ichma 1

16/10 - Monitoramento e conservação participativa da biodiversidade em Unidades de Conservação na Amazônia brasileira
Apresentadora: Pollyana Lemos
Atividade: Poster 112
Horário: 12h40 às 13h10
Local: Pucllana 

17/10 - Soluções Integradas para Áreas Protegidas e Lançamento do Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica
Apresentadores: Fabiana Prado, Neluce Soares, Cristina Tóffoli e Angela Pellin
Horário: das 12h às 13h
Local: Pavilhão Naturaleza Para Todos

17/10 - Programa de Voluntariado: engajando a sociedade na conservação da biodiversidade brasileira
Apresentadora: Angela Pellin

Atividade: Apresentação Oral
Horário: 14h25
Local: Salão Ichma 2

17/10 - Tema ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade: jovens líderes para a conservação
Apresentadores: Suzana Padua e Claudio Padua
Horário: 16h
Local: Pavilhão Naturaleza Para Todos