IPÊ na Virada Sustentável em parceria com UMAPAZ

 

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas leva à UMAPAZ, durante a Virada Sustentável, um dia inteiro de atividades gratuitas para quem quer saber mais sobre nossos desafios socioambientais. Venha passar um dia divertido e de muito aprendizado.

Dia 24 de Agosto, a partir das 10h
UMAPAZ
Av. Quarto Centenário, 1268 - Vila Mariana, São Paulo 

1 - Game Sustentabilidade em Jogo: o Sistema Cantareira na sua vida
10h00

Em São Paulo tratar de sustentabilidade passa necessariamente pela questão do Sistema Cantareira que responde pelo abastecimento de água de 7,6 milhões de pessoas na capital e na região metropolitana de São Paulo.
A água do Sistema Cantareira é destinada para o abastecimento de moradias e de empresas da região metropolitana de São Paulo, além das regiões de Campinas e de Piracicaba.

Embora seja enorme em capacidade, o sistema está longe da sua plena capacidade e a população ainda sofre grandes riscos de escassez de água. Com o jogo, será possível para os participantes conhecerem a realidade deste sistema de abastecimento, seus desafios, e propor soluções. Além disso, é uma maneira para que, mesmo aqueles que não utilizam desta água no seu dia-a-dia, compreendam o processo de produção e distribuição da água nas cidades e, claro, despertar a consciência para seu melhor uso. 

O jogo é aberto à participação de jovens a partir de 15 anos e adultos interessados no tema.

2 - Negócios Socioambientais: Palestra e roda de conversa
13h00

Nesta roda de conversa, teremos a palestra Negócios Socioambientais de Sucesso, com o empreendedor Fabio Takara, seguida de uma discussão com os participantes sobre como é possível gerar impacto positivo na sociedade por meio de um negócio socioambiental. Fabio é formado no MBA Gestão de Negócios Socioambientais do IPÊ e fundador da Firgun, uma startup que mescla crédito acessível a microempreendedor e investimento para pessoa física. Após palestra, os interessados poderão saber mais sobre o curso e como participar.

3 - Game Sustentabilidade em Jogo: a Amazônia também fica em São Paulo 
14h30

O que a cidade de São Paulo tem a ver com a Amazônia? Neste jogo os participantes vão entender a conexão entre o maior bioma do Brasil e o seu cotidiano. A cada passo no jogo de tabuleiros, serão desafiados a descobrir um sabor, um cheiro, uma planta ou animal da Amazônia, mas também desafiados a soluções para que os recursos naturais da Amazônia sejam conservados. O jogo também pretende mostrar para os participantes a riqueza dos povos que vivem ali na floresta e as inovações que essa área tão relevante pro país e para o mundo trazem para as populações.

O jogo é aberto à participação de jovens a partir de 15 anos e adultos interessados no tema.