Nossa homenagem a Don Melnick

 


Raras vezes, infelizmente, podemos dizer que perdemos uma joia humana quando alguém se vai. Este é o sentimento que temos com a morte de Don Melnick. Don foi amigo do IPÊ desde que nos conheceu em 1993, por meio de sua mulher, Mary Pearl, conservacionista, parceira e amiga, hoje nossa conselheira institucional.

Professor da Universidade de Columbia, pesquisador renomado em genética e evolução, passou a vida tecendo conhecimentos ligados à conservação e à sustentabilidade, juntando pessoas e abrindo portas para que coisas boas pudessem acontecer no planeta. Contribuiu com a história do IPÊ significativamente, trazendo por anos a fio alunos de sua destacada Universidade para programas de intercâmbio e cursos em nossa sede ou projetos de campo. Ministrou a aula inaugural do mestrado da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPÊ), e sempre apoiou nossas iniciativas no campo da educação. Criou muitos programas, como o Center for Environmental Research and Conservation (CERC), que juntou instituições e pesquisadores de diversos cantos do mundo, inclusive nós, do IPÊ. Elaborou documentos, publicou em diversas mídias e proferiu palestras que mudaram o rumo da história.

 

Screen Shot 2019 04 24 at 18.55.02Confiança era uma de suas qualidades, que aliás não faltavam. Detectava o que cada pessoa ou instituição tinha de melhor e adubava o solo com conhecimentos e interconexões para que germinassem projetos promissores. Integridade era outra qualidade que marcou sua trajetória  pessoal e profissional. Além disso, inspirava ousadia e inovação, mas agindo com discrição, sem chamar atenção sobre si mesmo, mas sobre as causas que defendia. Um verdadeiro líder - exemplo a ser seguido.

Felizes daqueles que tiveram a sorte e a honra de cruzar seu caminho. O IPÊ teve mais que isso. Foi privilegiado por caminhar junto por tantos anos, fazendo sonhos tornarem-se realidade. Vamos sentir sua falta, Don Melnick. O planeta também! Que você encontre outro local bem especial onde possa propiciar coisas boas, como  fez aqui em sua curta permanência entre nós. Nosso enorme e sincero abraço com muita ternura e gratidão! Saiba, onde quer que esteja, que a Mary e seus filhos, Memy e Seth, serão sempre acolhidos no IPÊ com imenso carinho.

Fotos:

1 - Don Melnick (primeiro à esquerda) visita o primeiro escritório do IPÊ em Manaus (Amazônia).

2 - Claudio Padua e Don Melnick na aula inaugural do Mestrado Profissional da ESCAS.