Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Conhecimento
transformador

Conhecimento transformador

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

VER CURSOS
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA
Um Ano Redondo para a Causa

O Movimento Arredondar surgiu em 2011 com a proposta de fazer valer muito cada centavo! A ideia é que ao fazer suas compras nos estabelecimentos parceiros, o consumidor possa optar por “arrendondar” o total gasto, doando os centavos para instituições sociais e ambientais sem fins lucrativos, que atuam em causas relacionadas aos Objetivos do Milênio. Essa ideia caminhou muito desde então. Em 2015, 21 parceiros participaram, apoiando 16 instituições e arrecadando R$164.796,99 ao todo.

Dentre 335 organizações que participaram da seleção para receber as doações, o IPÊ foi uma das escolhidas, e 2015 foi o segundo ano consecutivo em que o Instituto se beneficiou dos repasses de consumidores doadores de lojas que arredondam para o meio ambiente: Luigi Bertolli, Offashion, Havaianas, Meggashop, Timberland e Emme. Neste ano, R$ 59.384,99 foram destinados ao IPÊ. A equipe do Instituto está em constante contato com as lojas parceiras, levando informações sobre o trabalho e estimulando a participação das pessoas.

“Temos trabalhado junto com o IPÊ experimentando treinamentos nas lojas parceiras em conjunto. É muito interessante porque as pessoas da instituição agregam muito no momento em que vão explicar como a doação impacta a causa pela qual trabalham. É perceptível o desenvolvimento e o crescimento das doações nas redes onde fizemos esse trabalho. Os treinamentos conjuntos impactam significativamente na adesão das lojas pelo movimento arredondar e pela causa com a qual eles colaboram. Falar diretamente para a pessoa, envolve muito mais”, afirma Nina Valentini, diretora executiva do Movimento Arredondar.

Nina afirma que, além de arrecadar recursos para organizações, o Movimento Arredondar tem como objetivo ajudar a fortalecê-las institucionalmente. Segundo ela, 2015 foi um ano de crescimento das lojas parceiras e das doações individuais de consumidores para a causa ambiental. “Tivemos um 2015 atípico principalmente por conta da crise de abastecimento de água, enfrentada no Sudeste, especialmente em São Paulo. Isso, de certa maneira, fez com que as pessoas olhassem para a causa ambiental. Entre nossos parceiros a adesão pelo Arredondar para a causa ambiental é grande também”, afirma.