Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Conhecimento
transformador

Conhecimento transformador

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

VER CURSOS
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA
Correios

IPÊ e Correios juntos em Desafio Ambiental

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e os Correios firmaram uma parceria em 2011 para o plantio de 20 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que irão contribuir com a restauração florestal do bioma e sua conservação. A nova campanha “Desafio Ambiental dos Correios” comemorou os 10 anos da iniciativa “Papai Noel dos Correios”, completos em 2010, e foi uma maneira encontrada de retribuir a participação da sociedade ao longo de todos os anos da ação.

CorreiosNo “Desafio Ambiental”, os funcionários da Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana (20 mil, ao todo) são convidados a plantarem uma árvore virtual por meio da intranet da empresa. Cada cadastro computado será transformado em uma árvore real na região de Nazaré Paulista (SP), representando cada um dos funcionários. A cidade, além de abrigar a sede do IPÊ, é uma região de extrema importância para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade brasileira. Neste local, encontram-se os reservatórios do Sistema Cantareira, responsável pelo fornecimento de água a cerca de 50% da população da Região Metropolitana da cidade de São Paulo.

A campanha também leva aos funcionários informações sobre as características das árvores da Mata Atlântica, como o clima e os animais beneficiam-se delas e a importância deste bioma brasileiro. Além disso, foram programados mutirões de plantio que contarão com a presença de alguns funcionários, bem como palestras, capacitação sobre meio ambiente e restauração, que serão realizadas pelos técnicos do IPÊ.

As 20 mil são plantadas pela equipe do Instituto, que possui grande expertise em pesquisa de espécies, restauração florestal e educação ambiental. O IPÊ é também o responsável pela manutenção do solo, replantio de novas mudas se necessário, entre outras ações que garantirão o desenvolvimento pleno das mudas até que possam recompor a floresta.