Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Mestrado Profissional

Mestrado Profissional

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

Inscrições abertas para turma 2020
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

destaque

Notícias

Os micos como nossos professores - Artigo de Suzana Padua

Publicado originalmente em Fauna News.  Por Suzana Padua Descobrimos, logo cedo, que trabalhar com conservação não é assunto simples. O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas teve início a partir de um projeto do...

Agricultores aumentam em 60% o aproveitamento da principal matéria-prima no sul da Bahia

  Jeilly Vivianne, mestra pela ESCAS, também atua no extremo sul da Bahia na implantação da Farinheira Sustentável, que integra o PAT da Mandiocultura - Plano de Ação Territorial da Mandiocultura, uma...

De carvoeiros a agrofloresteiros: mestra da ESCAS/IPÊ transforma realidade socioambiental no sul da Bahia

Faber Castel

Ipê e Faber Castel encantam as crianças em prol da natureza

apontador faberA Faber Castel, empresa líder no mercado de material escolar, desenvolveu uma linha de produtos composta por apontador, borracha, lapiseira, lápis e caneta retratando espécies da fauna brasileira numa ação de Marketing Relacionado à Causa, com o objetivo de divulgar a rica biodiversidade do País junto ao seu público alvo. Sete por cento da venda líquida arrecadada foi destinada ao IPÊ.

Objetivos da parceria

  • Divulgar espécies da fauna brasileira
  • Aumentar a visibilidade do IPÊ e de suas ações;
  • Arrecadar recursos que contribuam para o crescimento institucional da organização, apoiando a sustentabilidade do seu trabalho;
  • Agregar valor à marca Faber Castel, de modo que a expressão da responsabilidade socioambiental embutida na coleção de material escolar possa fidelizar e angariar novos clientes;
  • Sensibilizar os consumidores para a questão da conservação da biodiversidad.

Estratégia adotada

borrachafaberPor meio de uma campanha de Marketing Relacionado à Causa, foram criados produtos com o objetivo de encantar as crianças. Eles ganharam ilustrações que colocam os pequeninos em contato com algumas espécies de nossa fauna. A verba arrecadada foi para o fundo de conservação do IPÊ, criado para dar sustentabilidade financeira a instituição, para que ela continue a desenvolver seus projetos de conservação em diferentes biomas do País.

O que é Marketing Relacionado à Causa?

lapiseirafaberTrata-se de um acordo comercial entre empresa e organização da sociedade civil e/ ou causa que utilizam o poder de suas marcas para benefício mútuo. Para as empresas, trata-se de uma modalidade de investimento social corporativo que alinha estratégias de marketing às necessidades da sociedade, utilizando a expertise da área de marketing da empresa para promover e mobilizar a sociedade em prol de uma causa. As instituições sociais podem usufruí-la como uma ferramenta de captação de recursos e conscientização da sociedade.