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Até o dia 29 de maio, o IPÊ realiza em sua sede em Nazaré Paulista o curso Conservation Biology and Practice in Brazil´s Atlantic Forest – Brazil Global Seminar, em parceria com a Universidade do Colorado Boulder. As aulas são coordenadas por Timothy Kittel, Fernando Lima (pesquisador do IPÊ) e Derek Sweeney.

Este curso acontece há quatro anos e é direcionado para Ecologia com ênfase em Biologia da Conservação. Para trabalhar o conteúdo, utilizam-se os projetos do IPÊ como estudo de caso, tendo como objetivo principal o incentivo à compreensão global de ecologia e sustentabilidade ambiental, temas que são a base dos trabalhados da organização..

Somado ao rico conhecimento dos coordenadores, estrutura do IPÊ e propósito bem definido da ESCAS, o Brasil com sua diversidade nata também colabora para que a experiência destes alunos seja a mais completa possível. Assim, dentre as diversas “disciplinas” , um contexto global sobre a Mata Atlântica e reservas naturais brasileiras, também serão assuntos do curso durante uma viagem ao Parque Estadual Carlos Botelho/SP, programada para a segunda semana de atividades.

Evento acontece em Brasília, de 13 a 15 de maio com apoio  da Fundação

Gordon and Betty Moore e GIZ

 

O IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação daBodiversidade) realizam, de 13 a 15 de maio, o primeiro Seminário de Iniciativas na Gestão das Unidades de Conservação (UCs). O evento faz parte do projeto Motivação e Sucesso na Gestão de UCs. Iniciado em 2012, em parceria com o ICMBio e com o apoio financeiro da Fundação Gordon and Betty Moore e GIZ, o projeto pretende buscar soluções inovadoras e criativas para melhorar a gestão das UCs no Brasil, além de estimular as competências proativas em gestão e amotivação de equipes de áreas protegidas.


Durante o seminário, diversas palestras e mesas redondas serão realizadas sobre temas pertinentes à gestão das áreas protegidas, como Inovação, Gestão Integrada, Parcerias Interinstitucionais, Zoneamento de risco, Monitoramento, Comunidades, entre outros. A ideia é que os gestores de áreas protegidas possam compartilhar com os participantes as suas práticas que têm gerado impactos positivos nas UCs, com potencial para serem replicadas.  Além das palestras e discussões, as apresentações dos resultados dos trabalhos dos gestores ficarão expostas em paineis. O Seminário acontece no auditório doICMBio: EQSW 103/104, Bloco C, Complexo Administrativo – Setor Sudoeste, Brasília - DF.

 

O IPÊ realiza até dia 24 de junho uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) com objetivo de arrecadar R$ 28 mil para atender 700 alunos de escolas públicas de Nazaré Paulista (SP) com ações de Educação Ambiental por meio do projeto “Nascentes Verdes, Rios Vivos”.

Ao “adotar” um aluno por uma doação única de R$ 40,00, você garante a participação desse estudante ao longo de 2014 em todas as atividades educativas do projeto, colaborando com a continuidade dos nossos trabalhos e para a formação de cidadãos mais preocupados com o meio ambiente e com a água.

Contribua AQUI: http://www.ecodobem.com.br/nascentesverdesriosvivos

Saiba mais sobre o projeto 

Desde 2009, o projeto “Nascentes Verdes, Rios Vivos” realiza um trabalho que tem por objetivo proteger a água na região de Nazaré Paulista - área estratégica para os recursos hídricos que abastecem o Sistema Cantareira, fornecedor de água para mais de 10 milhões de pessoas. O projeto atua em dois componentes: Restauração de matas ciliares ao redor de nascentes, rios e represas para contribuir com a produção de água; e Educação

Ambiental para estudantes e professores, contribuindo para formar futuras gerações mais sensibilizadas à conservação da Mata Atlântica e, consequentemente, da água.

Alunos de 5ª a 7ª série de escolas públicas passam por atividades práticas, experimentando trabalhos de campo, conhecendo o viveiro de mudas, plantando árvores nativas, fazendo trilhas e monitorando o crescimento das florestas restauradas. Tudo isso, reforçando os conceitos aprendidos em sala de aula nas diversas disciplinas como matemática, português, geografia, artes e até educação física. Para isso, o IPÊ ajuda a inserir o tema ambiental no calendário escolar, com apoio dos professores e diretores, que passam por palestras e cursos.

Em 2013, o projeto conseguiu beneficiar 520 alunos e 50 professores, com palestras, cursos e atividades práticas. Com o trabalho do Instituto, já foi possível também restaurar 150 hectares de floresta na região, o equivalente a 150 campos de futebol.

DSCN0226Esta semana a equipe de Educação Ambiental do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas realiza palestras para professores da rede pública de ensino, no município de Vargem (SP).

As palestras acontecem na Escola Municipal Sargento José Monteiro para professores que participam das reuniões de planejamento. A ideia é apresentar para esse público o projeto “Semeando Água”, que é patrocinado pela Petrobras.
Durante as reuniões a educadora ambiental Andréa Pupo explica os principais objetivos do projeto na região e mostra as primeiras ações realizadas nas cidades, como a parceria com o proprietário rural José Bragion, em Joanópolis, que converteu o seu pasto convencional para o sistema rotacionado. “É importante participarmos e apresentarmos os projetos nessas reuniões de planejamento, já que esse é o momento em que os professores estão pensando em suas ações para o ano. Assim, podemos contribuir para a inserção da temática Meio Ambiente e Educação Ambiental em seus planos de aulas e disciplinas”, explica Andrea.

O próximo evento na cidade será no dia 22 de maio às 16h na Câmara Municipal de Vargem. A proposta é apresentar o projeto para a comunidade em geral.

Entre os dias 6 e 9 de maio, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas estará com técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em comunidades da área do assentamento do Incra, PDS Cuieiras/Anavilhanas, para fazer o cadastro de agricultores e emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e para a Carteira do Produtor.

As DAPs são utilizadas como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas. Já a Carteira do Produtor é um benefício do Governo do Estado do Amazonas para produtores rurais. O Incra também vai cadastrar as esposas de assentados que não estão cadastradas na relação de beneficiários do assentamento para que elas possam receber o “Bolsa Verde”, programa do Governo Federal. Além disso, haverá reuniões em cada comunidade para esclarecer questões sobre o assentamento, DAP e outras referentes à agricultura familiar.

A emissão dos documentos e articulação com instituições vinculadas à assistência técnica, produção e comercialização na área rural faz parte de uma das estratégias para fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis na margem esquerda do Baixo Rio Negro. Apoiar as comunidades nesse desafio é um dos objetivos do projeto Eco-Polos Amazônia XXI, do IPÊ. Com os documentos, deve haver mais facilidade no acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar e comercialização dos produtos da agrobiodiversidade da Amazônia, apoiando geração de renda nessas localidades e valorizando ainda mais os produtos da região.

“A ideia é que todas as comunidades sejam beneficiadas. Mesmo aquelas que não estão no cronograma de visitas podem se deslocar a comunidade mais próxima para participar”, explica Mariana Semeghini, coordenadora de projetos do IPÊ.