Durante a Semana do Meio Ambiente IPÊ apresentou o projeto “Semeando Água” em municípios da região

WP 20140606 016Em comemoração à Semana do Meio Ambiente que aconteceu de 02 a 06 de junho o IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas desenvolveu ações nos municípios de Nazaré Paulista (SP) e Joanópolis (SP)para apresentar o projeto “Semeando Água” para alunos e professores da rede pública de ensino, grupo de terceira idade e população .

No primeiro dia de atividade a equipe de educação ambiental do IPÊ esteve com o Grupo da Terceira Idade do município de Nazaré Paulista, que participou ativamente da palestra. No segundo dia de evento foi a vez da Praça Doutor Alvaro Guião receber as educadoras que apresentaram o projeto “Semeando Água” por meio de exibição de um filme e distribuição de cartilhas, na ocasião a população foi presenteada com uma muda de árvore nativa. E, no último dia a equipe foi recebida nas Escolas Municipais José Benedito de Salles Bayeux e Emília Ximenes Capozoli, ambas do município de Joanópolis.

A educadora ambiental, Andrea Pupo explica que ações como essas, além de apresentar o IPÊ e os projetos, aproximam e despertam a população para as questões socioambientais. “ Essa foi uma semana produtiva, conseguimos sensibilizar 530 pessoas que se mostraram interessadas e participaram ativamente das ações”, comenta Andrea.

DSCN0848O projeto “Semeando Água” que é patrocinado pela Petrobras e prevê a recuperação dos corpos hídricos em propriedades rurais que possuam nascentes que contribuem para o abastecimento do Sistema Cantareira vem desenvolvendo ações de educação ambiental, capacitação, técnicas de melhorias de uso do solo e restauração florestal em oito municípios da região: Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem, Extrema , Camanducaia e Itapeva.

Mais ações como essas estão previstas nas atividades de Educação Ambiental do projeto em outros municípios que o projeto atua.