IPÊ participa da Festa de Flores e Morangos de Atibaia pelo terceiro ano consecutivo

 

O IPÊ participa, até dia 23 de setembro, da 38ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia (SP) , no Parque Municipal Edmundo Zanoni.

A festa é o quarto evento cultural paulista que mais atrai público, um festival tradicional da região que possui a presença da cultura japonesa representada através de diversas atrações culturais, danças, comidas típicas do Japão e inúmeros pratos elaborados com morangos. O tema de 2018 retrata os 110 anos de imigração japonesa ao Brasil.

Pelos dois estandes do IPÊ já passaram centenas de pessoas de diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Mauá, São Caetano, Caraguatatuba, Mairiporã, Nazaré Paulista e etc. Ali, os visitantes têm acesso a atividades de educação ambiental: caça palavras de espécies nativas e exóticas que encontramos na região, palavras cruzadas com a cultura japonesa e desenhos para estudantes e visitantes. No espaço é possível também conversar com educadores sobre conservação ambiental e sustentabilidade.

Andrea Pupo, Coordenadora de Educação Ambiental do projeto Semeando Água do IPÊ, explica a importância de um espaço como esse. “A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é tradicional e atrai muitos visitantes todos os anos. É importante que essas pessoas se divirtam, se alimentem, façam suas compras e levem também um pouco de conhecimento sobre as questões ambientais da região. O IPÊ participa da festa há três anos e nesta edição está apresentando as ações que o projeto Semeando Água vem desenvolvendo para a conservação dos recursos hídricos nos municípios da região do Sistema Cantareira.”

O outro estande do IPÊ traz produtos da Loja do Instituto, que contribuem com a conservação da biodiversidade brasileira e a renda de comunidades locais que participam dos projetos socioambientais. Na loja é possível encontrar bolsas, acessórios e camisetas bordadas que retratam a fauna e a flora brasileira, produzidos no projeto Costurando o Futuro. Além disso, buchas agroflorestais do projeto Pura Bucha, do Pontal do Paranapanema, com desenhos de animais que correm risco de extinção na Mata Atlântica, e as Havaianas IPÊ, que têm 7% da renda revertida ao Instituto.

“A Festa das Flores e Morangos de Atibaia é um grande evento regional que atrai centenas de milhares de pessoas. Participar da festa é uma oportunidade de divulgar o trabalho do IPÊ para este público, levar informações sobre a rica biodiversidade regional, por meio de atividades de educação ambiental direcionadas às crianças que visitam a festa e também comercializar os produtos do IPÊ, muitos deles elaborado por comunidades que têm suas atividades apoiadas pela organização”, comenta Andrea Peçanha, Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis.

Serviço:

38° Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 31 de agosto até 23 de setembro de 2018.

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 09h00 até 18h00

Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni,

Av. Horácio Neto, 1030. Cidade: Atibaia, SP.

Telefone – 0800-555-979

Site: www.festadasfloresdeatibaia.com.br