IPÊ apresenta projetos de boas práticas na gestão de UCs em evento no Peru

Entre 11 e 12 de setembro, o IPÊ participará da primeira edição do "Seminário de Buenas Prácticas - Integrando las áreas protegidas amazónicas en el paisaje", em Lima (Peru). O evento é promovido pela iniciativa IAPA - Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico, e reunirá experiências de gestão de áreas protegidas nos países onde há presença do bioma. Sob o slogan "Integrando as Áreas Protegidas da Amazônia na Paisagem", o objetivo do evento é tornar visíveis as iniciativas que tiveram impacto além dos limites jurisdicionais das áreas protegidas.

Além do Brasil, os participantes virão de outros países amazônicos (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Guiana), representados por guardas florestais, instituições científicas, governos, ONGs e sociedade civil. Vale ressaltar que atualmente o bioma amazônico possui 1.033 áreas protegidas. Isso significa que 33% do bioma está protegido sob alguma forma de conservação.

A experiência do IPÊ com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos Seminários de Boas Práticas no Brasil incentivou a realização da atividade no país vizinho. Representantes da IAPA participaram ainda em em 2017, na terceira edição do seminário e primeira do Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação, no Brasil, e inspiraram-se a partir dos resultados verificados no evento brasileiro.

Considera-se uma boa prática de gestão iniciativas que promovam a inovação e gestão integrada nas UCs e que apresentem potencial para serem aplicadas também em outras unidades. Nos eventos no Brasil, o IPÊ tem estimulado o diálogo entre os mais diversos setores sociais e econômicos a partir da divulgação dessas boas práticas de gestão das Unidades de Conservação, propondo reflexões sobre o papel das parcerias intersetoriais, que colaboram de forma articulada e coordenada para a implementação das UCs em todo o País.

No Peru, o IPÊ será representado por Fabiana Prado, gerente de articulação institucional e Ilnaiara Sousa, pesquisadora local. O Instituto participou da chamada pública de iniciativas e foi selecionado para apresentar os projetos Monitoramento Participativo da Biodiversidade e Motivação e Sucesso na Gestão de UC Federais, ambos realizados em parceria com o ICMBio.

A participação do IPÊ neste seminário é mais uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da USAID, Fundação Gordon e Betty Moore e Arpa.

 

Entre os dias 11 e 12 de setembro o IPÊ participará em Lima, no Peru do "
 
Seminário de B
ue
as Prá
c
ticas
 - 
Integrando
 
las
 
áreas
 
protegidas
 
amazónicas
 
en
 
el
 
paisaje"
 
 
. Promovido pela
 iniciativa
 IAPA - Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico, o evento reunirá experiências de gestão de áreas protegidas nos países onde há presença do bioma.
A experiência do IPÊ 
com o Icmbio nos
 Seminários de Boas Prática no Brasil incentivaram a realização da atividade no País vizinho. Em 2017, o Seminário brasileiro contou com a participação de representantes da IAPA
 que inspirou-se no evento brasileiro
.
Nesses encontros o IPÊ tem estimulado o diálogo a partir da divulgação de Boas Práticas de gestão com parcerias, que colaboram de forma articulada e coordenada para a implementação das U
cidades de 
C
onservação
.
No Peru, Fabiana Prado
 
(
Gerente e 
Articulação
 Institucionais
e Ilnaiara Sousa
 (P
esquisadora local
)
 representarão o IPÊ, que participou da chamada pública d
e iniciativas
 e fo
ram
 selecionado
s
 para apresentar o projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade
 e Projeto Motivação e Sucesso na Gestão de UC Federais
.
Considera-se como uma Boa Prática de gestão iniciativas que promovam a inovação e
 gestão integrada 
nas UCs e que 
apresentem potencial para serem replicadas em outras unidades.
A participação do IPÊ neste seminário é mais uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da USAID, Fundação Gordon e Betty Moore e Arpa.