Zoológico americano terá recinto dedicado ao Pantanal

O centenário do Houston Zoo, em 2022, contará com uma série de comemorações e novidades. Uma delas será a reestruturação do zoológico, localizado em Houston (Texas/EUA), com a inauguração de diversos novos recintos, inclusive um dedicado exclusivamente ao bioma Pantanal. E isso tem muito a ver com o IPÊ e os projetos Anta e Tatu-Canastra, que são conduzidos no bioma, em Mato Grosso do Sul. O zoo de Houston vem apoiando a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB) há 18 anos e o projeto Tatu-Canastra desde 2013 e as equipes dos projetos estão envolvidas no processo de concepção e design do novo recinto.
 
O recinto abrigará espécies como a onça-pintada, anta, ariranha, tamanduá, capivara, que já existem no zoo, mas que agora ficarão em um ambiente específico, que irá reproduzir o ecossistema e levar informações sobre o bioma aos visitantes.  "Com isso, o Pantanal vai ganhar um enorme destaque internacional, pois o Houston Zoo é o segundo maior zoológico nos EUA em número de visitantes. Conhecer os animais no zoológico vai despertar o interesse de ver esses animais na natureza, ajudando na expansão do turismo no Pantanal e contribuindo para a sua conservação", afirma o pesquisador do IPÊ Gabriel Massocato.

Uma equipe do zoo, incluindo o diretor Dr. Lee Ehmke e os designers do novo recinto, virá ao Pantanal em julho para encontrar os pesquisadores na sede dos projetos na Fazenda Baía das Pedras. A ideia da visita, segundo Patrícia Medici, coordenadora da INCAB, é buscar inspiração, materiais visuais e informação para a finalização do projeto. "Nossa parceria com o zoológico de Houston vem de quase duas décadas de trabalho conjunto buscando integrar a conservação de espécies na natureza e em cativeiro. A construção do novo recinto Pantanal trará enorme exposição às nossas causas, bem como à conservação da biodiversidade no Pantanal e Brasil de forma geral".