IPÊ realiza ações de Educação Ambiental na Festa de Flores e Morango de Atibaia

 

 Pelo segundo ano consecutivo, o IPÊ participa da Festa de Flores e Morango de Atibaia. Nos dias de evento, até 24 de setembro, o Instituto realiza atividades de educação ambiental para os visitantes, levando informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica local. No espaço de educação ambiental do IPÊ, é possível conhecer mais sobre árvores nativas, o processo de produção de mudas e ter informações sobre os projetos de conservação do Instituto.

Além das atividades, o IPÊ tem um estande na festa, com produtos de comunidades moradoras de áreas florestais e que participam dos projetos socioambientais do Instituto. Ali é possível, por exemplo, ver produtos do projeto Costurando o Futuro, de mulheres de Nazaré Paulista (SP). A venda de camisetas e acessórios ajuda na geração de renda familiar local e também incentiva o conhecimento das pessoas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica, com bordados sobre animais e plantas.

O IPÊ também é parceiro da festa no XII Concurso de Desenhos. O concurso foi realizado com alunos de escolas municipais, algumas estaduais e particulares. Este ano, inspirado pelo workshop sobre biodiversidade, realizado pela equipe do Instituto para os professores da cidade, o tema foi "Nossos amigos da floresta", buscando despertar a curiosidade e valorização da biodiversidade local pelos estudantes. O concurso é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia e do IPÊ, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia. Os patrocinadores são Sicredi, Global e Legatto Comunicação.