1o Seminário de Voluntariado busca inspirar para a participação na gestão das Unidades de Conservação

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é um dos parceiros do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na realização do 1o Seminário de Voluntariado do ICMBio – Experiências Internacionais de Voluntariado em Áreas Protegidas. O evento acontece no dia 18 de julho, em Brasília. As inscrições vão até dia 14/07.

O seminário será transmitido online (link será divulgado na véspera). A ideia do encontro é discutir a relevância do trabalho voluntário em âmbito internacional, promover trocas de experiências, inspirar novas adesões ao programa e reconhecer os gestores, voluntários e parceiros que vêm fazendo a diferença no apoio às Unidades de Conservação (UCs).

O público-alvo são pessoas envolvidas na gestão de programas de voluntariado no ICMBio ou que tenham interesse em implantar o programa; voluntários; representantes de instituições parceiras ou com interesse pelo tema; representantes de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente; professores e estudantes universitários e demais pessoas interessadas no tema. Durante o seminário, palestrantes internacionais, que organizam trabalho voluntário em áreas protegidas da América e Europa, irão mostrar os resultados das suas experiências.

Veja a programação aqui e faça sua inscrição aqui.

Implementado pelo ICMBio em 2009, o Programa de Voluntariado é uma importante estratégia para a proteção das Unidades de Conservação brasileiras. A iniciativa passou por uma atualização em 2016 e conta amplamente com a parceria do IPÊ para o desenvolvimento de ações estruturantes, como planejamento estratégico, o desenho da identidade visual, a elaboração do Guia do Gestor e do Caderno do Voluntário, além de outros materiais para fortalecimento do programa e sua ampliação.

"Este é um trabalho a várias mãos que tem forte relação com a missão do IPÊ, que é conservar a biodiversidade a partir de modelos inovadores. Colocamos nossa expertise de cerca de 25 anos de atividades de pesquisa, ciência e educação à disposição dos parceiros para que todos possamos chegar a um objetivo comum que é a conservação da biodiversidade brasileira. Isso acontece não só no programa de voluntariado, mas nos diversos outros programas que realizamos principalmente nas Unidades de Conservação da Amazônia", explica a coordenadora de projetos do IPÊ Fabiana Prado.

A atuação do IPÊ se dá a partir do projeto "Motivação e Sucesso na Gestão de UCs", que busca ampliar a qualidade da gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Brasil, por meio do incentivo ao empreendorismo dos gestores dessas áreas, com relação a recursos financeiros, contratação de pessoal e iniciativas de desenvolvimento local. Para isso, dá apoio técnico, capacitação e promove debates entre os seus principais articuladores e interessados. O projeto tem apoio da Fundação Moore.

Em parceria com o ICMBio, o projeto beneficiou, em 2016, 50 gestores, além de moradores das UCs e do entorno. As ações buscam reconhecer boas práticas de gestão nessas áreas protegidas e propõe atitudes inovadoras para superação de desafios.

 


Serviço

1º Seminário de Voluntariado do ICMBio
Data: 18 de julho
Local: Centro Cultural de Brasília
Endereço: SGAN 601 Módulo “B” - Asa Norte, Brasília, DF
Parceria: IPÊ, WWF e Serviço Florestal dos Estados Unidos/USAID
Apoio: GIZ, Programa ARPA, GEF-MAR e SOS Mata Atlântica

Com informações do ICMBio. Foto: ICMBio.