ESCAS/IPÊ realiza curso de pecuária sustentável e lucrativa em Nazaré Paulista (SP)

Na lista dos desafios socioambientais do Brasil, a produção de alimentos em larga escala, com menos impacto sobre os recursos naturais e áreas verdes, gera grandes debates. No atual cenário global, o Brasil tem o potencial de liderar a Conservação do Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, produzir de forma sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico. Um dos exemplos dessa produção está na pecuária sustentável, com objetivo de combater as mudanças climáticas a partir de uma economia de baixo carbono.

Com o olhar para as práticas inovadoras no campo da sustentabilidade, a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, realiza pela primeira vez o curso Pecuária Sustentável e Lucrativa, que pretende trazer aos alunos todas as informações técnicas sobre modelos sustentáveis desse tipo de produção, capazes de diminuir a pegada ecológica do setor, sem perder a lucratividade.

O curso acontece dias 29 e 30 de julho, em Nazaré Paulista (SP), e será ministrado por Leonardo Resende, sócio e gestor da Fazenda Triqueda (MG) - que possui destacada atuação sustentável em cadeias produtivas da pecuária de corte e florestas renováveis. Durante as aulas, o professor irá mostrar como replicar experiências bem sucedidas através de estudos de casos, desenvolvendo nos participantes a capacidade de tomar decisões de forma mais holística e sustentável.

Conteúdo do curso:

- Atualizações sobre Mudanças Climáticas e a Economia de Baixo Carbono           

- O atual estágio do agronegócio: Pecuária de leite e carne; Produção de Grãos; Florestas Plantadas; Agrofloresta; Biomassa energia; 

- Aprofundamento no atual estágio da pecuária brasileira;

- Diferença do impacto ambiental do confinamento para pecuária extensiva  - Balanço de energia;

- Gestão, controles e processos de certificação adequados para pecuária;

-  Pecuária Regenerativa ( ou Manejo Holistico e Simtropia na Pecuária);

-  Sistemas Silvipastoris;

-  Venda Direta ao consumidor final – encurtando os elos da cadeia produtiva.

Inscrições no site.
www.escas.org.br