IPÊ integra Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema

A educadora ambiental e coordenadora de projetos do IPÊ, Maria das Graças Souza, é agora vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema. Maria das Graças representa  o segmento da sociedade civil neste grupo que, há 21 anos, discute questões relacionadas à segurança hídrica de cerca de 500 mil habitantes de 26 municípios da região de Presidente Prudente, no oeste de São Paulo.

A formação da nova diretoria do comitê foi anunciada no dia 3 de março e tem validade de dois anos. Nelson Bugalho, prefeito de Presidente Prudente, é o atual presidente do comitê, representante dos municípios, e Sandro Roberto Seldo, do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, representa o Estado.

O Comitê completa 21 anos em 2017 e até o ano passado, investiu mais de R$44 milhões em projetos de conservação e recuperação ambiental, que incluem ações como conservação e recuperação de estradas rurais, drenagem urbana, projetos de educação ambiental e pesquisas voltadas à gestão dos recursos hídricos.

Dentre os principais desafios da nova diretoria estão a definição dos critérios de investimentos e empreendimentos para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), a definição e implementação do Programa de Educação Ambiental, além do encaminhamento de projetos de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O comitê também debaterá as ações do Plano Integrado do Pontal do Paranapanema.