Últimas Notícias

 

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas participa nos dias 18 e 19 de maio do X Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema e IV Fórum Nacional de Meio Ambiente do Pontal do Paranapanema.

O Instituto, presente na região há mais de 25 anos, com pesquisas e ações para a proteção socioambiental local, estará representado pelos pesquisadores Rafael Chiaravalotti e os co-fundadores da organização, Laury Cullen Jr e Claudio Valladares Padua.

Os pesquisadores trarão para debate dois assuntos: "Restauração de Paisagens Rurais Fragmentadas e Geração de Renda na Mata Atlântica Brasileira" e "Transição para sustentabilidade: quebrando barreiras invisíveis". Os fóruns acontecem no Centro Cultural Matarazzo, R. Quintino Bocaiúva, 749, em Presidente Prudente. Inscrições no site: http://www.forumnacionaldeambiente.eco.br/

 

Reforçando as ações com o foco no desenvolvimento turístico e de forma sustentável, o ARC&VB, promove a segunda edição do Fórum de Turismo de Atibaia e região em parceria a Secretaria de Turismo de Atibaia. Com o tema “Turismo sustentável: tendências e oportunidades”, o evento acontecerá no Centro de Convenções Victor Brecheret, no dia 12 de maio, das 9h às 18h30. O Fórum, que tem apoio do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, abordará o tema principal através de representantes do setor de turismo e meio ambiente, entre eles Claudio Pádua, fundador do IPÊ, Valter Patriani, Superintendente da CVC Viagens, Fernanda Daltro, consultora da ONU Brasil, Luiz Del Vigna Diretor Executivo da ABETA, Leonardo Tamagusuku da BRAZTOA e outros grandes nomes, que levarão conhecimento e cases de sucesso aos empresários, comerciantes, gestores públicos, profissionais das áreas de turismo, eventos, gastronomia e moradores da região.

O objetivo do evento é fortalecer a cadeia produtiva, através do compartilhamento de informações e cases de sucesso, que podem gerar ideias e servir de inspiração para alavancar negócios através do turismo, visto que o setor é um importante braço da economia e movimenta diversos outros segmentos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declara 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, que acredita no potencial do turismo como força econômica e transformadora. Com mais de um bilhão de turistas viajando pelo mundo, o turismo está fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas através da geração de novos empregos. “Incorporar a sustentabilidade em todas as ações agrega valor, satisfação pessoal e diminui as diferenças socioculturais na comunidade. Acreditamos que a abordagem deste tema no Fórum de Turismo dissemina a ideia do consumo responsável dos serviços turísticos, levando informações de como os minimizar impactos ambientais em todo o mundo”, declara Daniela Bebber, gerente executiva do ARC&VB.

Em 2016, o ARC&VB lançou na primeira edição do evento o novo projeto “Turista +”. Trata-se de um novo conceito de turismo colaborativo que busca envolver o hóspede dos hotéis participantes em projetos sustentáveis e causas ambientais em parceria com o IPÊ e que vem ao encontro do tema do Fórum.

Mônica Fontes, presidente do ARC&VB afirma que é fácil observar os altos investimentos de redes hoteleiras, o aumento do número de eventos corporativos e sociais e o fluxo de turistas na região. É preciso estruturar o turismo como um todo para absorver essa demanda de forma eficiente e eficaz.

Atuando desde 2005, a organização representa toda a cadeia econômica local, reunindo associações do trade turístico, empresas, prestadores de serviço, indústria, comercio e órgãos governamentais.

Para conferir a programação completa e fazer a inscrição para o evento acesse: www.atibaiaeregiao.com.br/forumdeturismo2017/.

Evento: 2º Fórum de Turismo de Atibaia e Região

Data: 12 de maio de 2017 (sexta-feira)

Local: Centro de Convenções Victor Brecheret, Atibaia/SP

Horário: das 9h as 18h30

Organização: Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau

Mais informações: (11) 4402-2159 - [email protected]

 

 

O poder público de Teodoro Sampaio (SP) reconheceu, por meio duas moções de congratulação, o trabalho do IPÊ e de seus parceiros para a sociedade local, no Pontal do Paranapanema. 

O Instituto recebeu uma moção pelo empenho em incentivar nas pessoas a importância de um envolvimento maior de cada uma delas para a melhoria do meio ambiente, saúde e qualidade de vida. O reconhecimento foi especialmente em ocasião da "Manhã com Ciência", realizada pelo IPÊ na última semana de abril, no escritório do IPÊ, com a palestra "Lições e Conceitos da Biologia da Conservação e a Aplicação do Conceito de Capital Natural e Serviços Ecossistêmicos na Mata Atlântica do Oeste Paulista" por Laury Cullen Jr. O evento promove um encontro entre a sociedade local e o IPÊ, que leva informações e atualiza os moradores sobre o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e educação para conservação da biodiversidade local.

A outra moção foi direcionada a Nivaldo Ribeiro, coordenador do projeto Viveiros Comunitários, e Valter Ribeiro, viveirista especializado em produção de mudas nativas da Mata Atlântica. Ambos foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido e elevação positiva do nome do município para um grande número de pessoas, por meio do trabalho de extensão rural e divulgação sobre plantios de mudas nativas na imprensa. 

 

 

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas torna público o vencedor do certame relativo ao EDITAL N.º 07/17 MJ-SENACON – Cotação Prévia de Preços - Contratação de prestação de serviços de consultor para troca de experiência em Sistemas Agroflorestais e realização de duas visitas técnicas.

Acesse o resultado AQUI.