Água Boa

O projeto "Água Boa" aposta na Educação Ambiental como ferramenta para a que a população exerça a sua cidadania no que diz respeito à água, ao esgoto, ao lixo e às florestas urbanas, em Nazaré Paulista. Nos últimos anos, realizou capacitações e atividades para jovens estudantes do ensino médio, assim como cursos para 72 professores da rede municipal de ensino.

Perda de vegetação nativa ciliar, assoreamento dos corpos d'água, lançamento de esgoto sem tratamento e depósito de lixo em áreas irregulares. Problemas como esses atingem diversas cidades brasileiras e foram eles que motivaram o projeto "Água Boa" a se aproximar dos cidadãos de Nazaré Paulista (SP) e alertá-los sobre esses e outros grandes desafios ambientais da cidade. O projeto aposta na Educação Ambiental como ferramenta para a que a população exerça a sua cidadania no que diz respeito à água, ao esgoto, ao lixo e a florestas urbanas. Com apoio do FEHIDRO, o projeto lançou o material didático Água Boa, distribuído gratuitamente para professores da rede pública de ensino para transmitir e multiplicar o conhecimento sobre os desafios socioambientais da região.

A ideia do projeto é que os professores possam multiplicar esse conhecimento adquirido com qualidade, levando ferramentas diferenciadas que facilitem o aprendizado.Uma dessas ferramentas, inclusive, foi desenvolvida em 2015, em conjunto com a equipe do projeto, professores e alunos da ESCAS-Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ. Trata-se de um material didático composto por livro, CD e um kit de jogos chamado ProvocAção.

MATERIAL ÁGUA BOA E JOGO PROVOCAÇÃO

Uma visão integrada dos recursos hídricos deve contemplar temas como o abastecimento de água tratada, a coleta e tratamento do esgoto, o sistema de coleta de lixo e as formas de ocupação das áreas de risco, ao longo dos córregos, associada à supressão das matas ciliares. Compreendendo a necessidade de despertar a consciência das pessoas de que esses temas são interligados, e que a qualidade de vida e sustentabilidade urbana são indissociáveis, o projeto desenvolveu o material educativo e informativo “ÁGUA BOA” financiado pelo governo do Estado de São Paulo através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Este livro, que foi inspirado por algumas iniciativas, apresenta indicadores para monitorar e reportar os avanços ou recuos de Nazaré Paulista (SP) na direção da sustentabilidade, além de sugestões e medidas concretas para minimizar ou solucionar os problemas identificados. Em sua maioria os indicadores formulados são quantitativos e exprimem, através de medidas, o estado ou a condição do tema principal, a água, e temas correlatos que impactam a sua qualidade e disponibilidade: o esgoto, o lixo e a floresta urbana. Cada tema apresentado é acompanhado de princípios previstos para as cidades, que envolvem ações do poder público e de cada cidadão.

Junto com o material, o kit de jogos permite aos professores trabalhar de maneira lúdica e criativa os temas abordados e que são de grande importância para a conservação dos recursos naturais da região, assim como para a qualidade de vida da sua pospulação.

O material é distribuído aos professores das escolas de Nazaré Paulista e outras cidades jurisdicionadas pelas Diretorias Regionais de Ensino de Bragança Paulista e de Mirante do Paranapanema. 

Acesse o livro AQUI.

ESTUDANTES ENVOLVIDOS

Além do trabalho com os professores, o projeto também realiza atividades educativas e de meio ambiente com os estudantes da rede municipal. Mutirões de limpeza, palestras, atividades em trilhas naturais são algumas das ações que envolvem os alunos das escolas e despertam neles a compreensão sobre o tema.

Uma das atividades em destaque foi a criação de spots os spots temáticos produzidos por jovens do município de Nazaré Paulista para disseminar a situação atual do recursos hidrícos e temas afins na região. Para ouvir, clique nos links abaixo:

Lixo 

Esgoto

Água

  • Patrícia Paranaguá, Engenheira Florestal
  • Maria das Graças de Souza, Mestre em Educação Ambiental
  • Andrea Pupo Bartazini, Educadora Ambiental
  • Governo do Estado de São Paulo através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
  • Comitê PCJ
  • ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade
  • Prefeitura de Nazaré Paulista

Departamento de Educação de Nazaré Paulista