Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação

Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação

Iniciado em 2012, o projeto Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação atua na busca por soluções inovadoras e criativas para melhorar a gestão das áreas protegidas no Brasil, estimulando as competências proativas de suas equipes.

A iniciativa é apoiada pela Betty and Moore Foundation e acontece em parceria com o ICMBio, a Cooperação Alemã (GIZ) e Embaixada da França.

O projeto começou com um extenso questionário sobre como gestores encontram soluções para problemas de capital humano, recurso financeiro e desenvolvimento local. Foram mais de 120 respostas. As análises e os resultados foram publicados na revista científica Natureza e Conservação com o nome “Federal protected areas management strategies in Brazil: sustainable financing, staffing, and local development”.

Em 2014, cerca de 45 gestores de diversas Unidades de Conservação do Brasil reuniram-se pela primeira vez em Brasília (DF) para o I Seminário de Práticas Inovadoras em Gestão de UCs. A iniciativa foi realizada com o objetivo de promover um intercâmbio de ideias entre esses gestores sobre as soluções possíveis para os desafios no dia-a-dia da gestão das áreas protegidas no Brasil. Os trabalhos trouxeram temas variados como gestão integrada, monitoramento de incêndios, combate ao tráfico de espécies, envolvimento de comunidades tradicionais e voluntários para uma melhor gestão de UCs, implementação de planejamento, educação ambiental, monitoramento participativo e capacitação de equipes.

A riqueza de ideias do seminário e as variadas práticas inovadoras levantadas ao longo de dois anos de projeto, incentivou o IPÊ e parceiros a pensarem formas de compartilhar esse conhecimento mais amplamente. Assim, foram lançadas uma plataforma online e uma revista bilíngue (Português e Inglês) sobre Práticas Inovadoras na Gestão de Áreas Protegidas.

Em 2016, o projeto realizou o II Seminário de Boas Práticas de Gestão de Unidades de Conservação, que deu origem a mais uma edição da revista bilíngue voltada aos gestores, reconhecendo seus esforços para a conservação das áreas protegidas e ainda inspirando mais gestores a desenvolver práticas simples que fazem grande diferença no dia a dia das Unidades de Conservação.

Fabiana Prado

Cristina Tófoli

Pollyana Lemos

Rafael Chiaravalotti

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
http://www.icmbio.gov.br/