Monitoramento Participativo da Biodiversidade

Monitoramento Participativo da Biodiversidade

Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia

A comunidade como protagonista para a conservação

O Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia, é parte da iniciativa para estruturação do Sistema Brasileiro de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Desde 2013, o projeto trabalha para implementar monitoramentos participativos da biodiversidade, e promover o envolvimento socioambiental para o fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação (UC) e a conservação da biodiversidade em UCs da Amazônia.

A principal motivação é acompanhar o estado da biodiversidade das UCs e envolver a comunidade local na gestão dessas áreas. Esse processo é fundamental para entender e moderar a extensão de mudanças que possam levar à perda de biodiversidade local, subsidiar o manejo adequado dos recursos naturais e promover a manutenção do modo de vida das comunidades locais.

O monitoramento vem sendo implementado em sete UCs: Floresta Nacional do Jamari (Rondônia), Parque Nacional do Jaú (Amazonas), Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque (Amapá), Reserva Biológica do Uatumã (Amazonas), Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema (Acre), Reserva Extrativista do Rio Unini (Amazonas) e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Pará).

fluxograma

Os monitoramentos foram desenhados em duas frentes distintas:
1. Módulo básico de monitoramento que vem sendo implementado também em UCs na Floresta Atlântica e Cerrado

2. Conjunto de alvos de monitoramento específicos para as peculiaridades de gestão e conservação de cada UC (indicadores de expressão local). Adicionalmente, pretende-se ampliá-los em outras UCs da Amazônia que apresentam demanda semelhante (indicadores de expressão regional).

esquema monitoramentosSeis indicadores de expressão local foram identificados e são monitorados:

protocolos mpb

Público Envolvido:
‐ Gestores de UC do ICMBio;
‐ Extrativistas de UC de uso sustentável;
‐ Residentes da UC ou entorno;
‐ Instituições locais parceiras.

Pesquisadores locais:

  • Ilnaiara Sousa
  • Laís Fernandes
  • Paulo Henrique Bonavigo
  • Rubia Goreth Maduro

Fundação Gordon & Betty Moore
GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)