Francisco e Aparecida Gomes

Francisco e Aparecida Gomes são moradores do assentamento São Bento, setor IV do município Mirante do Paranapanema, há 14 anos. Na propriedade, de 15 hectares, dentre os plantios de mandioca e abacaxi e o pequeno viveiro que o casal mantém para renda, estão os 1,5 mil pés de café, plantados entre as árvores nativas desde 2001, no início do projeto Café com Floresta.

Seu Francisco ri quando se lembra daquela época. “Os outros assentados daqui me chamavam de louco,perguntavam por que eu plantei café junto com árvore. Falavam que não ia dar certo. Mas eu acreditei. Só que esse ano, se não fossem as árvores eu teria perdido tudo na geada, não sobrava nem pra gente usar”.

Em 2011, 10 anos após o plantio dos primeiros pés e as primeiras orientações e cursos de capacitação oferecidos pelo IPÊ, mesmo com as perdas devido ao mau tempo, o casal conseguiu colher 362 quilos de café em coco, que usa para consumo próprio. “Acho que mesmo que não tivesse o café, eu iria deixar as árvores porque dá uma sombra boa, é bonito. Mas ter o café aqui pra gente é bom porque não temos que gastar dinheiro comprando em outro lugar, isso é um ganho e eu agradeço ao IPÊ até hoje por ter trazido essa novidade pra gente”, afirma Francisco.