Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Conhecimento
transformador

Conhecimento transformador

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

VER CURSOS
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

Notícias

Muito além da foto: pesquisadores criam o maior inventário sobre mamíferos terrestres produzido com armadilhas fotográficas na Mata Atlântica

As fotos capturadas por meio de câmeras escondidas na floresta muitas vezes rendem cenas interessantes como o aparecimento de um animal raro ou ainda nascimento de uma espécie nunca antes...

Suzana Padua é a vencedora do Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social

ESCAS/IPÊ realiza workshop gratuito sobre Software R para Biologia da Conservação

  A ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ, realiza um workshop gratuito sobre o Software R para Biologia da Conservação. No curso, o professor Marcos Vital indica os...

Danone

Parceria Danone e IPÊ – A Floresta do Dino

danoninhoO IPÊ e a Danone se uniram para realizar uma promoção, com tempo limitado, chamada “Danoninho para Plantar”, com o objetivo de despertar nas crianças (e nos adultos também) o interesse pela conservação da natureza e para ajudar no reflorestamento da Mata Atlântica.

Objetivos da parceria 

Sensibilização das crianças em relação à importância de conservar a natureza e iniciá-las no assunto de uma maneira divertida;

Estratégia adotada

danoninho plantarCada embalagem do novo “Danoninho para Plantar” vem com um código exclusivo que permite ao consumidor criar uma árvore virtual na “Floresta do Dino” (http://www.danoninho.com.br/FlorestaDoDino/). No site, dá para escolher o tipo de árvore que se quer plantar na floresta. Ela deve ser regada até que cresça, para que seja contabilizada. Cada árvore cultivada virtualmente vale 1 m² de mata nativa. E não é só isso. Enquanto cultiva a sua árvore virtual, a criança tem acesso a conteúdo sobre meio ambiente desenvolvido por pesquisadores do IPÊ.
Os pequenos também podem experimentar como é plantar uma sementinha. A embalagem da promoção vem com sachês de legumes e hortaliças para serem cultivados no próprio potinho o Danoninho depois de consumido.

Resultados obtidos

  • Em menos de um mês de campanha, a Floresta do Dino já fazia o maior sucesso com mais de 4.300 árvores virtuais plantadas pelos consumidores, o que significam 4,3 mil m² de árvores nativas na Mata Atlântica a serem plantadas pelo IPÊ, e finalizou com quase 70.000 árvores virtuais plantadas.
  • As mudas estão sendo plantadas no município de Nazaré Paulista, em uma importante área de mata ciliar, fundamental para a conservação da água, já que o desmatamento não prejudica só flora e fauna, mas também a qualidade e volume de água em rios e represas que abastecem a população.  
  • A venda do produto superou todas as expectativas da empresa, com mais de 5,5 milhões de bandejas vendidas durante o período de campanha.
  • A mídia espontânea gerada foi enorme (21 milhões de pessoas atingidas) e os ganhos de imagem de marca surpreendentes, a ponto do Dino, o personagem ícone de Danoninho, já ser reconhecido pelo público como amigo da Natureza.
  • Esta campanha também gerou para a Danone do Brasil, um prêmio internacional, oferecido anualmente pela Danone (matriz francesa) como um reconhecimento pela inovação.

Desdobramentos

Essa campanha, além de árvores na Mata Atlântica, já rendeu uma ótima história para contar. Em Araporã, pequena cidade de Minas Gerais, uma professora resolveu utilizar as bandejas de Danoninho e as sementinhas dos sachês para dar aulas práticas sobre meio ambiente aos seus 31 alunos. As atividades deram tão certo, que renderam um vídeo e outros materiais enviados à Danone. A empresa, por sua vez, resolveu junto com o IPÊ fazer uma surpresa a todos os alunos da Escola, levando com eles o Dino, personagem principal da campanha!

A parceria entre IPÊ e Danone não vai parar nesta primeira campanha. Em 2011 teremos ainda mais novidades!